OBRA SUSTENTÁVEL

OBRA SUSTENTÁVEL

sábado, 24 de março de 2012

STEEL FRAME - SEGURANÇA ESTRUTURAL

Segurança estrutural
Este é provavelmente o aspecto em que o futuro utilizador mais rapidamente pensará ao analisar a possibilidade de construir um edifício com estrutura em aço. O fato de se usarem materiais leves, em contraste com o peso do betão, poderá levar muitos a duvidar imediatamente da resistência deste tipo de construções.
No entanto, essa idéia poderá ser enganadora, devido aos seguintes argumentos: A resistência da estrutura é assegurada pelo metal. Neste sentido uma casa no sistema Light Steel Framing não difere de qualquer outra casa de alvenaria. A resistência estrutural de qualquer casa comum é assegurada pelo uso de varas de ferro embutidas em pilares e lintéis de cimento.
Porém, no primeiro caso, são usados perfis e vigas de aço galvanizado em espaçamentos de 60 cm ou menos. Tomando por hipótese uma habitação de tamanho normal, tendo um piso térreo e um superior, totalizando 200 m² por exemplo, são utilizados cerca de 1.300 metros de perfis ou montantes verticais, 500 metros de vigas de piso, 500 metros de vigas de telhado e 800 metros de canais além de centenas de outros elementos metálicos essenciais. Isto representa mais de 10 toneladas de metal de alta resistência unidos por milhares de parafusos estruturais.
No entanto, neste exemplo, a casa seria muito mais leve do que uma comum visto não ser necessário todo o peso do cimento ou do tijolo. Ou seja, praticamente todo o peso de uma construção LSF é proveniente do seu esqueleto metálico estrutural.
Pelo fato de não serem necessárias vigas ou colunas isoladas de apoio, todas as paredes exteriores podem ser consideradas como estrutura do edifício e por onde se reparte todo o peso das placas e andares.
Assim, facilmente se compreende a extraordinária resistência sísmica destes edifícios. A inteira casa pode ser comparada a uma enorme caixa metálica reforçada por um revestimento estrutural, sendo usualmente escolhidas as placas de OSB para este efeito. Visto que não são empregues pontos de soldadura, são eliminados pontos frágeis de ruptura. A casa torna-se uma estrutura flexível, adaptando-se às mínimas variações do terreno, não abrindo fissuras nas paredes e sem apresentar o risco de queda de colunas ou de placas na eventualidade de um sismo violento.
Para isto também contribui o baixo peso da inteira edificação e a uniformidade na distribuição das cargas, atenuando os pontos de concentração de forças e de tensões.
Naturalmente, nem todo o tipo de aço é adequado à estrutura de um edifício ou corresponde ao exigido na legislação aplicável às estruturas com perfis enformados a frio, sendo necessário recorrer a engenharia para a escolha correta do tipo de perfis a aplicar.
Esta vantagem do Light Steel Framing, fez disparar a construção de edifícios residenciais com estrutura em aço nos Estados Unidos, especialmente na Califórnia, na Coréia do Sul ou no Japão, visto que estas são zonas do planeta que correm graves riscos sísmicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário