OBRA SUSTENTÁVEL

OBRA SUSTENTÁVEL

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS É TEMA DA SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL DA UFT

A coordenação de curso e o Centro Acadêmico de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizam a segunda edição da Semana Acadêmica de Engenharia Civil (SAEC) com o tema “Tecnologias Sustentáveis”, no Campus de Palmas. O evento teve inicio na segunda-feira (22), encerra nesta sexta (26) e conta com apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).De acordo com Felipe Marques, um dos coordenadores, o encontro proporciona um momento de reflexão e socialização de estudantes, professores e empreendedores. “Procuramos complementar o conteúdo das disciplinas com conhecimentos práticos e apresentar a realidade do mercado de trabalho desses futuros engenheiros e criamos um local de convergência do conhecimento teórico com as práticas mais atuais do mercado”, explicou.
Felipe conta ainda que este ano, com a temática Tecnologias Sustentáveis, trouxeram diversos palestrantes e instrutores para transmitir várias inovações que estão conquistando o mercado da construção civil. “Isso é essencial na sociedade moderna, onde o mercado aponta áreas estratégicas para o ensino e a pesquisa científica, o evento traz uma programação com atividades práticas, oferecidas por grandes empresas de engenharia e professores de várias instituições de ensino, muitos palestrantes vieram de fora do Estado, de SP, RJ e PR”, argumentou.
Cerca de 200 pessoas entre estudantes de engenharia civil da UFT e demais Instituições de Ensino Superior de Palmas, professores e empresários da construção civil da microregião participam de palestras, minicursos e mesas redondas de variados temas de interesse atual. Sete salas foram preparadas para apresentação simultânea dos minicursos, possibilitando ao público a participação em atividades tanto pela manhã como à tarde.
Paralelo às palestras e minicursos, foram oferecidas oficinas para manuseio de equipamentos elétricos e carburados, mostra de maquetes e simulados da olimpíada do conhecimento com temas da construção civil. A fim de instruir sobre técnicas de segurança do trabalho, os participantes puderam descer de rapel da biblioteca central da UFT. Também acontece o I Desafio das Pontes de Macarrão com normas e premiação para construção de pontes com até 850 g capazes de vencer um vão de um metro e suportar o máximo de carregamento.
Apoio
A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) incentivou o evento por meio do Edital Nº01/2012, que visa destinar parte dos recursos da Fundação para a realização de eventos acadêmicos, culturais, científicos e tecnológicos. Podem concorrer ao auxilio financeiro, alunos e servidores da UFT, Instituto Federal do Tocantins- IFTO, Universidade do Tocantins (Unitins) e ainda membros da comunidade científica que possuam projetos junto à FAPTO. Os eventos devem ser realizados no Estado do Tocantins entre os dias 23 de janeiro a 31 de dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário